Sumário
1. Para trabalhar questões relacionadas ao tema “olhar”
1.1 COMO EU ME VEJO?
1.2 Quem sou eu?
1.3 Olhar para os sentimentos
2. Para estimular o trabalho em equipe
2.1 Construção coletiva de um rosto
1. Para trabalhar questões relacionadas ao tema “olhar”
1.1 COMO EU ME VEJO?
Categorias: - Comunicação não verbal
Objetivos: Favorecer uma reflexão sobre auto e hetero-percepção.
Nº de Participantes:
Não há limites
Material: Papel ofício e canetas coloridas.
Desenrolar: O Coordenador distribui 6 folhas de papel oficio para cada participante e pede que representem, através de desenhos ou símbolos, as seguintes imagens:
Como eu me vejo;
Como eu acho que os outros me vêem;
Como eu gostaria de ser;
Como os outros gostariam que eu fosse;
Como eu tenho medo de ser;
Como eu posso vir a ser realmente.
Após todos os participantes terem registrado suas imagens, pede-se que formem subgrupos para que cada um apresente seus desenhos explicando seu significado.
http://www.juraemprosaeverso.com.br/Dinamicas/ComoEuMeVejo.htm
1.2 Quem sou eu?
Objetivo
Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente relativamente pouco inibidor.
Passos
Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?”
Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento.
A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.
Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si.
Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.
Avaliação
Para que serviu o exercício?
Como nos sentimos?
1.3 Olhar para os sentimentos
Objetivo: a partir da representação de expressões de sentimentos, debater fatos reais da vida das pessoas.
Encenação: A turma pode ser dividida em pequenos grupos. Cada grupo fica encarregado de encenar a expressão de um ou mais sentimentos, através da fisionomia ou relação entre pessoas. Entre os sentimentos a serem representados podemos propor paz, ódio, medo, tranqüilidade, indiferença, paixão etc.
Debate:
Depois das encenações para o grupo, pode-se analisar se os sentimentos foram bem representados. E iniciar um debate sobre a incidência desses sentimentos na nossa vida: Observamos as expressões das pessoas na vida real para perceber seus sentimentos? Como reagimos quando percebemos que uma pessoa está tomada por um determinado sentimento? Somos sensíveis o suficiente para adequar nossa forma de relacionamento com as pessoas de acordo com os problemas ou emoções delas? Que tipo de ajuda nossa pode ser importante para nosso colega ou amigo, especialmente quando ele estiver com problemas?
Fonte: apostila Paz - como se faz?, de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman.
Dinâmica publicada junto ao artigo "Fobia... que medo é esse? " na edição nº 385, jornal Mundo Jovem, Abril de 2008, página 20.
2. Para estimular o trabalho em equipe
2.1 A Construção Coletiva do Rosto
Dinâmicas
Dinâmicas Quebra-Gelo (descontração)
A construção coletiva do rosto
Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.
Aplicação:
a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.
Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras.