16 de agosto de 2009

resenhas de livros infantis e links para leitura de livros infantis



Por que? Por que? Por que?


Carly Falcão

cfalcao@jc.com.br





O livro reúne 28 artigos retirados da Revista Ciência Hoje das Crianças

 Por que soltamos pum? Por que alguns animais comem pedra? Por que o biscoito amolece? Por que a água do mar é salgada? Por que piscamos? Por que temos meleca? Chega um momento em que as dúvidas sobre os segredos do mundo já não podem mais ser apenas respondidas pelos nossos pais.



Simplesmente não nos contentamos. Queremos saber por que o sapo canta para atrair a fêmea e ainda por que existem espertinhos na espécie que se aproveitam do canto de outros sapinhos para conquistar suas próprias parceiras.



Queremos entender por que as lagartixas podem perder o rabo para sobreviver, mas saber também por que isso só acontece algumas vezes. E se não ganhamos verrugas por apontar estrelas no céu, por que então elas aparecem?

São nessas horas que produções como "O livro dos porquês" aparecem como verdadeiros presentes caídos do céu tanto para os papais e mamães quanto para os pequenos. Nele estão reunidos 28 artigos retirados da Revista Ciência Hoje das Crianças.



Cada um possui ilustrações coloridas e criativas feitas pelo cartunista Rodrigo Rosa. Os textos trazem informações de gente grande traduzidas na linguagem das criançada. São curtos e irreverentes e servem para toda a família.



Serviço

O livro dos porquês

Autora: Émile Jadoul

Editora: Companhia das Letrinhas

Número de páginas: 64




A História do Brasil... Em quadrinhos


Thais Ferreira

Especial para o JC Online





D. João VI aparece nos desenhos de Spacca sempre com uma expressão de boa-praça

Foto: Divulgação D. João VI, príncipe regente de Portugal, era... Carioca? Calma, eu explico. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821) é o título da obra que nos conta sobre este nobre que aqui chegou há exatos duzentos anos.



A chegada da coroa portuguesa à terra brasilis é contada em uma grande história em quadrinhos. Podemos ver os personagens em ação e até o que pensam e dizem. É como se o leitor fosse testemunha do passado.

As paisagens exuberantes do Brasil, o colorido... Tudo é mostrado como se saísse diretamente das páginas, envolvendo o leitor nesta viagem aos tempos do Império. Uma forma divertida de aprender História. O responsável pela HQ foi o desenhista Spacca. A historiadora Lilia Scharcz realizou a pesquisa.



A aventura começa em 1807, quando o imperador francês Napoleão, ameaça invadir Portugal. Temendo perder o seu reinado, D. João é aconselhado a partir, com toda a famíla real e todo seu governo para o Brasil, na época uma colônia americana de Portugal.



D. João VI aparece nos desenhos de Spacca sempre com uma expressão de boa-praça, o que nos faz sentir uma grande vontade de conhecê-lo cada vez mais. Vossa Alteza Real se adaptou tanto ao nosso clima, à comida e ao nosso povo, se transfoou em um típico brasileiro, um “João Carioca”.



A importância de D. João em nosso País vai bem além da fama de boa vida e bonachão. Pois saibam que ele também fundou jornais e criou instituições como o Banco do Brasil e o Jardim Botânico. Estimulou as artes e trouxe vários artistas europeus, que fundaram a primeira escola de belas-artes do país. Na prática, sob seu governo, o Brasil deixou de ser colônia e se tornou Reino de Portugal.



Nas páginas finais do livro, Spacca mostra como foi o processo de transformação dos personagens históricos para a HQ. Parece um caderno, de tantas anotações e esboços que aparecem. Você vai se surpreender quando descobrir em quem ele se inspirou para desenhar a Carlota Joaquina, por exemplo... Ah, mais uma dica: após a leitura, dê uma segunda olhada em sua capa e tente descobrir que é quem no desenho...



No final das contas, D. João Carioca é uma bela aula de História do Brasil. Você vai aprender mais sobre o nosso passado e ainda se divertir ao mesmo tempo. Está esperando o quê para conferir?



Serviço

D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821)

De Lilia Moritz Schwarcz e Spacca

Editora: Cia das Letras

Ano: 2007

Edição: 1

Número de páginas: 90


http://jc.uol.com.br/canal/jc-kids/leitura/noticia/2009/07/01/por-que-por-que-por-que-192203.php

links para leitura de livros infantis:
O menino maluquinho
http://www.meninomaluquinho.com.br/Online/default.asp

O JARDIM OZOM
Paulo Afonso Tchê

A história de um menino que se planta num jardim através de uma simbiose e ele o jardim se iluminam em uma fotossíntese.
 http://virtualbooks.terra.com.br/livros_online/ozom/oz_ini.htm

O Suave Milagre


Eça de Queirós

VirtualBooks

Formato: e-book / PDF

Código: Infa2000033

© VirtualBooks 2000

Idioma: Português



Disponibilidade: Grátis para você para baixar agora!

Software Grátis requerido: Adobe Acrobat Reader
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/o_suave_milagre.htm

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog