27 de julho de 2010

Minha sala

O que é,ou como é um ambiente alfabetizador?.


Segundo artigo no site da revista “Nova escola”,escrito por, Regina Scarpa coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita,respondendo a pergunta que permeia o meio educacional na atualidade, Alfabetizar na Educação Infantil. Pode? um ambiente alfabetizador é um ambiente que oferece ao aluno diferentes tipos de textos,.

Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não: há os que vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e os que, mesmo morando em centros urbanos, não têm contato com pessoas alfabetizadas e com os usos sociais da leitura e da escrita.



Grande parte das crianças da escola pública depende desse espaço para ter acesso a esse patrimônio cultural. A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais. Para que os alunos aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização. Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente alfabetizados (ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores)".


Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada,


aprender aler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação

mecânicade palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e

realidade.

(Paulo Freire)

Nas salas de alfabetização, o ambiente é extremamente valioso. A sala de


aula precisa ser planejada para a criança e com a intenção de favorecer

seus avanços. Deve ser um lugar onde exista o convívio sistemático com

diversas formas de ler e escrever, um ambiente alfabetizador: rico de

informações, com situações que trazem a língua escrita para dentro da

sala de aula.

Os materiais expostos devem apresentar ordem e


clareza, não devendo provocar poluição visual

Sugestões que devem ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar

agradável, bonito e propício à alfabetização:
PARA EXPOR NOS VARAIS OU EM PAREDES DAS SALAS DE AULAS:


 os algarismos(quantidades);

 alfabeto (quatro tipos de letras);

 os nomes dos alunos (letra grande);

 calendário;

 relógio;

 sílabas canônicas e não canônicas;

 banco de palavras (em estudo);






TEXTOS DE DIVERSOS GÊNEROS, COMO:




informativos

científicos

jornalísticos

literários

instrucionais

cantigas

parlendas

trava-linguas

letras de músicas

quadrinhas

listas de nomes,frutas,

brinquedos...

contos de fada

fábulas

poemas

histórias em quadrinhos

convites

bilhetes

placas

anuncios

capas de livro

anedotas


PARA TER PRESENTES EM SALA DE AULA:

cantinho de leitura

caixa de brinquedos

mural de unidades de estudo(geografia-históriaciências;)

 folhetos de programação

manuais de instrução

jornais

revistas

rótulos

receitas

bulas de remédios

sinopses

caixa de material concreto(pauzinhos pedrinhas,feijões) para utilizar as quatro operações.

letras e livros diversos para o manuseio das crianças.

DEVE-SE ESTENDER ESTE AMBIENTE ALFABETIZADOR,PARA TODA A ESCOLA, TRANSFORMANDO O AMBIENTE ESCOLAR EM ESPAÇO DE OPORTUNIDADES
DE CONVIVÊNCIAS COM O TEXTO ESCRITO , SEJA INFORMATIVO OU LITERÁRIO

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog