O que é,ou como é um ambiente alfabetizador?.
Segundo artigo no site da revista “Nova escola”,escrito por, Regina Scarpa coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita,respondendo a pergunta que permeia o meio educacional na atualidade, Alfabetizar na Educação Infantil. Pode? um ambiente alfabetizador é um ambiente que oferece ao aluno diferentes tipos de textos,.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não: há os que vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e os que, mesmo morando em centros urbanos, não têm contato com pessoas alfabetizadas e com os usos sociais da leitura e da escrita.
Grande parte das crianças da escola pública depende desse espaço para ter acesso a esse patrimônio cultural. A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais. Para que os alunos aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização. Se a Educação Infantil cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente alfabetizados (ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores)".
Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada,
aprender aler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação
mecânicade palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e
realidade.
(Paulo Freire)
Nas salas de alfabetização, o ambiente é extremamente valioso. A sala de
aula precisa ser planejada para a criança e com a intenção de favorecer
seus avanços. Deve ser um lugar onde exista o convívio sistemático com
diversas formas de ler e escrever, um ambiente alfabetizador: rico de
informações, com situações que trazem a língua escrita para dentro da
sala de aula.
Os materiais expostos devem apresentar ordem e
clareza, não devendo provocar poluição visual
Sugestões que devem ser utilizadas para tornar a sala de aula um lugar
agradável, bonito e propício à alfabetização:
PARA EXPOR NOS VARAIS OU EM PAREDES DAS SALAS DE AULAS:
os algarismos(quantidades);
alfabeto (quatro tipos de letras);
os nomes dos alunos (letra grande);
calendário;
relógio;
sílabas canônicas e não canônicas;
banco de palavras (em estudo);
informativos
científicos
jornalísticos
literários
instrucionais
cantigas
parlendas
trava-linguas
letras de músicas
quadrinhas
listas de nomes,frutas,
brinquedos...
contos de fada
fábulas
poemas
histórias em quadrinhos
convites
bilhetes
placas
anuncios
capas de livro
anedotas
PARA TER PRESENTES EM SALA DE AULA:
cantinho de leitura
caixa de brinquedos
mural de unidades de estudo(geografia-históriaciências;)
folhetos de programação
manuais de instrução
jornais
revistas
rótulos
receitas
bulas de remédios
sinopses
caixa de material concreto(pauzinhos pedrinhas,feijões) para utilizar as quatro operações.
letras e livros diversos para o manuseio das crianças.
DEVE-SE ESTENDER ESTE AMBIENTE ALFABETIZADOR,PARA TODA A ESCOLA, TRANSFORMANDO O AMBIENTE ESCOLAR EM ESPAÇO DE OPORTUNIDADES
DE CONVIVÊNCIAS COM O TEXTO ESCRITO , SEJA INFORMATIVO OU LITERÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário