Por Ivaneide Bezerra da Silva
É freqüente ouvir os especialistas da área de educação, seja em âmbitos públicos por meio das mídias comunicativas, ou mesmo nos cursos de especialização ou da área da pedagogia, falarem da necessidade de se olhar para a educação com um olhar analítico e em que se busque mudanças. O educador Paulo freire já falava destas mudanças tão necessárias , uma das frases dele é “ Mudar é difícil, mais é possível...” .
Mudar é difícil, pois exige uma postura de busca, de pesquisa de análise e com certeza é mais cômodo continuar na mesmice. Entretanto , a mudança deve acontecer e as concepções de ensino aprendizagem devem sempre estarem sendo refletidas, repensadas . Em 1999 a UNESCO solicitou ao filósofo Edgar Morin , que realizasse relatórios e sistematizasse as diversas reflexões que servissem para um repensar a educação do século XXI, surge então o livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”.
Quais são os sete saberes necessários à educação do futuro,segundo Edgar Morin?
Antes de qualquer coisa, faz-se necessário conhecer quem é Edgar Morin e qual importância para a educação.
Edgar Morin, é considerado um dentre os maiores teóricos , pensadores do século XX,segundo o que pesquisei, Morin, recebeu 17 títulos de doutor honoris causa em diversas universidades distribuídas por vários países dentre eles está o Brasil. Edgar Morin, estuda os problemas do humano e do contemporâneo e para tal ele transita por distintas áreas do conhecimento , dentre tantas estão as ciências biológicas, ciências físicas e humanas .Formado em sociologia, antropologia, história, geografia e filosofia, entretanto, assume uma postura livre e nos propõe uma visão transdisciplinar do pensamento. Vale ressaltar que ele já escreveu mais de 40 livros.
Conheça um pouco mais sobre ele :
O filósofo no livro, aborda a questão de se reorganizar por total a educação, não ao ato de ensinar , mais ao defeitos do sistema educacional e se refere à fragmentação dos conhecimentos, e aborda a questão da necessidade de que os conhecimentos sejam e estejam integrados de forma interdisciplinar. Os saberes que Morin, propõe antecedem qualquer guia ou conjunto de conteúdos de ensino, visando uma formação integral e um conhecimento globalmente construído , em que se objetive um desenvolvimento sustentável do ser humano. Segundo Morin, há sete saberes que são fundamentais e necessários que implicam em ensinar a:
• Reconhecer as cegueiras do conhecimento, seus erros e ilusões.
• Assumir os princípios de um conhecimento pertinente
• Condição humana
• Identidade planetária
• Enfrentar as incertezas
• Compreender
• Ética do gênero humano
Questões comentadas por Edgar Morin :
Entende‑se reconhecer as cegueiras do conhecimento, seus erros e ilusões, é assumir o ato de conhecer como um traduzir e não como uma foto correta da realidade. Trata‑se de armar nossas ates para o combate vital pela lucidez e isso o significa estar sempre buscando modos de conhecer o próprio ato de conhecer:
Por assumir os princípios de conhecimento pertinente, entende‑se a necessidade de ensinar os métodos que permitam apreender as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo se mundo complexo. Trata‑se de envolver uma atitude mental capaz abordar problemas globais que contextualizem suas informações parciais e locais.
Ensinar a condição humana deveria ser o objeto essencial de qualquer sistema de ensino e isso passa considerar conhecimentos que estão dispersos em várias disciplinas como as ciências naturais, as ciências humanas, a literatura e a filosofia. As gerações precisam conhecer a unidade e a diversidade do humano.
Ensinar a identidade planetária tem a ver com mostrar a complexidade da crise planetária que caracteriza o século XX. Trata‑se de ensinar a história da era planetária, mostrando como todas as partes do mundo necessitam ser intersolidárias, a vez que enfrentam os mesmos problemas de vida e de morte.
É preciso aprender a tentar as incertezas reveladas ao longo do século XX através da microfísica, da termodinâmica, da cosmologia, das ciências biológicas evolutivas, das neurociências e das ciências históricas. É preciso aprender a navegar no oceano das incertezas através dos arquipélagos das certezas.
Compreender é ao mesmo tempo meio e fim da comunicação humana, portanto não pode ser algo desconsiderado pela educação. E, para tanto, precisamos passar por uma reforma das mentalidades.
Por ética do gênero humano, entendo uma abordagem que considere tanto o indivíduo, quanto a sociedade e a espécie. E isso não se ensina dando lições de moral. Isso passa pela consciência que o humano vai adquirindo de si mesmo como indivíduo, como parte da sociedade e como parte da espécie humana. Isso implica conceber a humanidade como uma comunidade planetária composta de indivíduos que vivem em democracias.
FONTE: Revista Linha Direta. Publicação Mensal dos Sinepes e da AEBJ, Ano 5, nº 57, 2002
Para entender melhor, assista este vídeo da UNIVESP, que é bastante interessante e esclarecedor. O vídeo vai tratar da questão de como os saberes estão fragmentados e o que Edgar morin, propõe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.youtube.com/watch?v=yXWDyGfljMg
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_296365.shtml
http://www.youtube.com/watch?v=hqUHy7Cj01g&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Ta8M5ii06zs&feature=related
http://ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=klZ3ZuiCx4A&feature=view_all&list=PL129944938FFB0E35&index=46
http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=57
http://www.ufrn.br/ufrn2/proex/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-leituras/WEBARTIGOS/desafios%20para%20a%20era%20do%20conhecimento.pdf
http://www.webartigos.com/artigos/a-etica-do-genero-humano-como-saber-necessario-a-educacao-do-futuro/23481/
http://www.edgarmorin.com/
http://www.conteudoescola.com.br/resenhas/89-resenha-os-sete-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-edgar-morin
http://www.ufrn.br/ufrn2/proex/files/documentos/setesaberesmorin.pdf.pdf
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