Por: Pedagoga Ivaneide Bezerra da Silva
Criança tem pressa de viver, e não lhe prometam uma compensação no futuro, a necessidade é urgente, o bálsamo que venha já, amanhã será tarde demais. ANDRADE. Carlos Drumond
A história da educação infantil, vai sendo traçada e escrita durante os tempos, antes com conceitos bastante direcionados aos cuidados e com uma concepção mais higienista, em que , não se exigia a mínima formação, com o passar do tempo, foi assumindo um caráter mais educacional e portanto profissional.
Atualmente a educação de crianças pequenas, é desenvolvida em espaços institucionais , coletivos , públicos ou privados, sendo submetidos a múltiplos mecanismos de acompanhamento e controle social, e sim, hoje , exige-se formação dos profissionais , pois entende-se que , quando cuido estou educando, e quando educo , estou cuidando, portanto, em práticas de educação e cuidado, o cuidar educar, passam a ser conceitos indissociáveis.
Existe a preocupação em que as atividades , sejam intencionalmente planejadas, para que assim , possa contribuir para o desenvolvimento saudável da criança pequena .
Elaborei alguns planos de aulas , para a educação infantil e estarei compartilhando com vocês. Neste post,inicio com um deles, espero que gostem!
SEGUNDA –FEIRA
Roda de conversa
Tema abordado: convívio familiar
Experiência: Exploração da linguagem verbal
Expectativas:Conversar de forma que se coloque em prática as competências lingüísticas: descrever, explicar, relatar,argumentar,etc
Objetivos: Falar e escutar, desenvolver autonomia e reforçar a auto-estima.
Desenvolvimento:
Com as crianças organizadas em uma grande roda de conversa, inicie a conversa falando sobre momentos em família, e mostrando algumas imagens grandes, selecionadas com antecedência, de crianças com a família, lembrando que muitos deles são criados pelos avôs, tios, ...as imagens devem circular entre as crianças. Peça que eles falem acerca da imagem que escolheram, o que é? Como é? Quem está na imagem, como estão vestidos?
Indague sobre os momentos que vivenciaram em família, e se parece com as imagens,como foi o final de semana.
Depois de conversarem e se expressarem pode-se colocar uma música
Observação:
O objetivo maior é desenvolver e aperfeiçoar a linguagem verbal. Falando a criança vai aos poucos organizando ou reorganizando os processos mentais, sistematizando a experiência. Entretanto, diante da conversa, é possível detectar possíveis maus tratos,dificuldade presente na fala, e muitos outros problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário