Por Pedagoga Ivaneide Bezerra da Silva
Olá! Vamos conversar sobre a importância do nome próprio no processo da alfabetização. O nome,representa a primeira marca do sujeito, individualiza, identifica e é uma extensão da identidade no mundo.
Que rico conteúdo é o nome próprio, ele vem carregado de informações e facilita a compreensão do sistema de escrita, e mesmo depois de já estar familiarizado com a escrita do nome é necessário que se trabalhe a escrita do nome. Vamos repertoriar nossa prática, para isso convido todos a assistirem inicialmente este vídeo de um curso de formação para professores.
Repertoriando
REFERÊNCIAS
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997.
______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
FONSECA, Victor. Aprender a aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CHARTIER, Anne-Marie et al. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COSTA, Rosemeire R.R. Alfabetização: muitas vozes e muitas mãos numa prática coletiva. Cadernos do professor. CERP/SEE/MG.n.3, out./1998, p.51/58
GARCIA, Regina Leite. A educação escolar na virada do século. In: COSTA, Marisa Varraber (org.). Escola básica na virada do século: cultura política e curriculo. São Paulo: Cortez, 1996.
GOODMAN, Yetta (org.). Como as crianças constroem as leitura e a escrita – perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAUFMAN, Ana Maria et al. Alfabetização de crianças: construção e intercâmbio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KLEIMAN, A.B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, A.B.; SIGNORINI I. (orgs.). O ensino e a formação do professor. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1997.
McCORMICK, Lucy. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.
MIEL, Alice. Criatividade no ensino. São Paulo: Ibrasa, 1996.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível – reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Paiprus, 1997.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: INESP/CONPED/INEP, 2000.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1996.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SMITH, Frank. Leitura significativa. Porto Alegre: Artmed, 1997.
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Além da alfabetização. São Paulo: Ática, 1998.
TFONI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1998.
Olá! Vamos conversar sobre a importância do nome próprio no processo da alfabetização. O nome,representa a primeira marca do sujeito, individualiza, identifica e é uma extensão da identidade no mundo.
Que rico conteúdo é o nome próprio, ele vem carregado de informações e facilita a compreensão do sistema de escrita, e mesmo depois de já estar familiarizado com a escrita do nome é necessário que se trabalhe a escrita do nome. Vamos repertoriar nossa prática, para isso convido todos a assistirem inicialmente este vídeo de um curso de formação para professores.
Repertoriando
REFERÊNCIAS
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1997.
______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
FONSECA, Victor. Aprender a aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CHARTIER, Anne-Marie et al. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COSTA, Rosemeire R.R. Alfabetização: muitas vozes e muitas mãos numa prática coletiva. Cadernos do professor. CERP/SEE/MG.n.3, out./1998, p.51/58
GARCIA, Regina Leite. A educação escolar na virada do século. In: COSTA, Marisa Varraber (org.). Escola básica na virada do século: cultura política e curriculo. São Paulo: Cortez, 1996.
GOODMAN, Yetta (org.). Como as crianças constroem as leitura e a escrita – perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAUFMAN, Ana Maria et al. Alfabetização de crianças: construção e intercâmbio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KLEIMAN, A.B. (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
KLEIMAN, A.B.; SIGNORINI I. (orgs.). O ensino e a formação do professor. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1997.
McCORMICK, Lucy. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1999.
MIEL, Alice. Criatividade no ensino. São Paulo: Ibrasa, 1996.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível – reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Paiprus, 1997.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: INESP/CONPED/INEP, 2000.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1996.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SMITH, Frank. Leitura significativa. Porto Alegre: Artmed, 1997.
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (orgs.). Além da alfabetização. São Paulo: Ática, 1998.
TFONI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1998.
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