28 de janeiro de 2012

Não nascemos prontos

Eu não estou preocupado com a morte, mas com a vida, para que ela não seja banal e fútil. Quando você se for, o que vai deixar?
Mário Sérgio Cortella


Olá! Mais uma vez aqui, desta vez ,quero compartilhar um pouquinho deste grande educador, e uma palestra super interessante baseada em seu livro Não Nascemos Prontos – Provocações Filosóficas.
Vamos conhecer um pouquinho sobre ele:
Mario Sergio Cortella,Professor da Pontifícia Universidade Católica, da Fundação Getulio Vargas, as duas de São Paulo, e da Fundação Dom Cabral, localizada em Belo Horizonte;
Criou a série O que a vida me ensinou, abordando diversas temáticas, tais como a verdade, a essência do ser humano, entre outras. Foi monge e seguidor de Paulo Freire, renunciou à vida religiosa,entretanto, não deixou de lado a espiritualidade, o que está sempre presente em sua obra.
Mario Sergio Cortella, com extrema singeleza discorre sobre suas vivências, temores e abordando as várias situações e desafios que enfrentou no decorrer da vida para vencer e alcançar a posição na atualidade.
No livro,O que a vida me ensinou o personagem principal é a morte. Ele discorre sobre a iminência em que a vida se encontra de chegar ao fim, da qual o Homem é o único ser vivo que tem consciência. Disso decorre que ele deveria valorizar cada instante sagrado, por saber que ele pode ser o último, e na verdade é isso mesmo. Posso até relacionar com a música Pai e filhos, da banda Legião urbana[...]É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã.Porque se você parar pra pensar.Na verdade não há...
Portanto, o autor no leva a refletir sobre a importância de se transformar a vida em algo grande, dando-lhe sentido, uma razão de ser, principalmente por meio da religiosidade, não como, organização religiosa, a qual implica na mobilização de dogmas, e rituais, livros sagrados, mas, antes de tudo, na coexistência, na solidariedade, na arte de compartilhar, na gratidão, na visão da existência como pura manifestação da beleza.
O ser humano necessita aprender a deixar sua marca no mundo,marcas positivas,é deixar às pessoas uma herança espiritual, algo que leve todos a se lembrarem dele eternamente. As pessoas sempre atravessarão crises, momentos difíceis, tempestades e inúmeros obstáculos,sempre existirão, mas ,devemos etar conscientes do valor da vida, apesar de todos estes percalços.
O filósofo, Cortella,levanta muitas perguntas essenciais nesta obra, as quais perpassam as esferas da ciência, da arte, da filosofia e da religião, alguma dela: porque existimos, assim como tudo que nos cerca? Qual, afinal, a razão de nossa vida?
Mário acredita em uma íntima ligação entre a vida humana e uma força maior, justamente o que responde nossos questionamentos.

Já na obra “Não Nascemos Prontos – Provocações Filosóficas” ,ele aborda questões relacionadas ao grande desafio humano, que segundo ele, é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. Ou seja, ermo ativistas e nunca passivos as situações, ele cita a insatisfação , como um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.
Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante.

Vamos assitir a palestra juntos, espero que gostem!





Resumo da biografia
Mario Sergio Cortella (ca. 1954) é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.
Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas, Não Nascemos Prontos! e O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz. Fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC, no Canal Universitário.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Sergio_Cortella

Referencias bibliográficas:
http://umavidanovaparaumaananova.blogspot.com/2010/11/viver-em-paz-para-morrer-em-paz-mario.html
http://www.travessa.com.br/O_QUE_A_VIDA_ME_ENSINOU_VIVER_EM_PAZ_PARA_MORRER_EM_PAZ/artigo/88c4b81b-b4ee-4638-9778-8044caa4a0da
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/mario-sergio-cortella-nao-adie-seu-encontro-espiritualidade-521429.shtml
Música Pai e filhos,Legião urbana.Disponível em;< http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22488/> acessado em 28 de janeiro de 2012.
Entrevista - Mario Sergio Cortella. educarparacrescer.abril.com.br. Página visitada em 8 de abril de 2011.
Entrevista - Mario Sergio Cortella - Educar para transformar. filosofia.uol.com.br. Página visitada em 8 de abril de 2011.
Currículo Lattes. Página visitada em 8 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog