29 de março de 2013

TRABALHANDO A LETRA F , COM GÊNEROS TEXTUAIS


Apresente o poema “A foca “ do Vinícius de Moraes ( está com uma atividade usando calendário que será trabalhada posteriormente, ou troque o texto)e leia juntamente com os alunos, fazendo com eles um entendimento dialogado.

Vamos levantar agora palavras que iniciem com a letra F peça ajuda as crianças para montar este banco de palavras na lousa.
Vamos trabalhar a imagem da foca por meio de recorte , montagem da foca . Segue  sugestões.


 
 

Segue algumas atividades para trabalhar a letra F no início da palavra e no meio.

 
 
Segue agora atividades em que a criança vai completar o texto com as palavras que faltam no poema e as que eles terão de ordenar o texto , recortando e colando na ordem:
PRODUÇÃO TEXTUAL:
 
 
 

Peça para eles localizarem e marcarem algumas palavrinhas no texto que serão trabalhadas posteriormente em uma reflexão sobre a língua.
FOCA   BOLA  NARIZ  FELIZ  BATER  PALMINHAS  ELA  SARDINHA   FAZER   BRIGA    ESPETAR  BARRIGA





VAMOS ESCREVER O TEXTO DE MEMÓRIA:
 
 
CHEGOU O MOMENTO DE CONHCECERMOS MAIS SOBRE A FOCA...

Em roda de conversa levante os conhecimentos prévios do aluno acerca da foca( animal marinho-mamífero)  anotando nesta tabela:
FOCAS
O QUE SABEMOS ?
O QUE QUEREMOS SABER?
O QUE APRENDEMOS
 
 
 

Depois de levantar estes conhecimentos e listar na lousa( eles na tabela), explicar a eles que na sala de vídeo irão assistir um breve documentário sobre este mamífero e pedir que prestem atenção nas características que serão apresentadas.

Apresentando o vídeo aos pequenos.
As focas e leões marinhos tem seus corpos recobertos por pêlos. Apresentam características muito próximas à de mamíferos terrestres. No vídeos, aprenda a diferença entre focas e leões marinhos e curiosidades sobre eles.

sugestões de vídeos:

Depois de assistirem e voltando para a sala, volte a conversar com eles sobre o vídeo e levante agora o que eles entenderam , e liste novamente você na lousa eles  na  tabela na parte “ o que aprendemos “.
Podemos apresentar agora o texto informativo , conversar sobre as características deste tipo de texto e  fazendo também um entendimento dialogado e escrito , sege sugestão de texto:
Entendimento:
1- Marque apenas uma alternativa:
As focas são:
a- (   ) excelentes corredoras
b- (   ) excelentes nadadoras
c- (   ) excelentes cozinheiras
2- O corpo das focas são:
a- (   ) redondo e cinza
b- (   ) colorido e alongado
c- (   ) liso e alongado
3- A camada oleosa que cobre as focas serve para :
a- (   ) sujar as focas
b- (   ) Proteger das baleias
c- (   ) evitar a perda de calor
3- As focas vivem:
a- (   ) sozinhas
b- (   ) com milhares de outras focas
4-Focas se alimentam de :
a- (   ) pessoas
b- (   ) ração
c- (   ) peixes que capturam no mar
5- o texto que lemos serve para :
a- (   ) informar
b- (   ) ensinar uma receita
c- (   ) contar uma história
6- Em quais lugares encontramos este tipo de textos?
_____________________________________________
Este entendimento deve ser socializado , para que o entendimento seja compartilhado.
AGORA QUE JÁ SABEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A FOCA, VAMOS ANOTAR NOVAMENTE NA TABELA...
MATEMÁTICA COM O TEXTO a FOCA.

O PROFESSOR COMO ESCRIBA:
 
 
OBS: PODE-SE RETOMAR O TEXTO INICIAL ( CALENDÁRIO E TRABALHAR COM ELES AS MEDIDAS DO TEMPO -CALENDÁRIO)
ESPERO TER AJUDADO!

Um comentário:

Magalí Otto disse...

Parabéns pelo blog! Encontrei rico material para trabalhar com meus alunos. Obrigada!

Pesquisar este blog