23 de março de 2013

Sistema decimal com material dourado


Matemática

Sistema de numeração

Dezenas e unidades

OBJETIVOS:

Produzir escritas numéricas de números frequentes e escrever números em sequência, identificando regularidades e regras do Sistema de Numeração Decimal.


Contextualização-leitura

As crianças demonstram uma certa dificuldade em entender os agrupamentos de dez em dez, "dezenas", portanto , se faz necessário que se trabalhe com material concreto ( Material dourado é uma ótima opção), para que eles manuseiem e visualizem este agrupamento e assim assimilem com maior facilidade. Podemos iniciar a conversa com esta história:
obs: não me lembro de que site retirei , se alguém souber só falar eu insiro fonte...

Depois da leitura e de leavntar questionamentos , afim de verificar o entendimento do texto, apresente aos alunos o material dourado, explicando que cada barrinha simboliza ou reune dez unidades, "Dezena". Pergunte se eles perceberam que algo no nome Dezena", vem de que?
Dez
São atividades interessantes distribuir o material dourado para eles manusearem e fazerem trocas, exemplo:
23 =  duas dezenas e 3 unidades, portanto eles vão trocar por duas barrinhas de dez e continuarem com as 3 unidades soltas...
Atividades de sistematização do conhecimento
 
Uma outra atividade que deve ser sempre realizada são as rodas de números, em que as crianças sentadas em roda vão falando os números de dez em dez, ou de cinco em cinco... assim eles aprendem a contar e a fazer agrupamentos...
Explicando melhor para nós professores...
 
 Espero ter ajudado!
 Até a próxima!



Nenhum comentário:

Pesquisar este blog