20 de março de 2016

Trabalhando pontuação.

JOGRAL DA PONTUAÇÃO
               GRAÇA BATITUCI
SOU UM PINGUINHO LEGAL,
DOU UM FIM A UM PENSAMENTO.
MEU NOME É PONTO FINAL.
ESTÃO ME CHAMANDO...UM MOMENTO.

SOU MUITO CURIOSO.
TUDO, TUDO, QUERO SABER.
POR ISSO SEMPRE APAREÇO,
NO FIM DE PERGUNTAS, QUEREM VER?

ADMIRAÇÃO, MEDO, ESPANTO.
ALEGRIA, DOR E SURPRESA.
SOU O PONTO DE EXCLAMAÇÃO.
E NA FRASE FICO UMA BELEZA!

SE ALGUÉM ME PERGUNTAR:
QUEM É VOCÊ, SEU ZEZINHO?
EU SOU OS DOIS PONTOS:
MOSTRO QUE A FALA ESTÁ A CAMINHO.

SOU UM TRACINHO PEQUENO,
USADO SEMPRE EM DIÁLOGOS.
INDICAR A FALA DE ALGUÉM,
É BOM, E EU NÃO ME CALO.

Vamos pontuar esse texto? A quem ele deixará a fortuna?


O Mistério da Herança
 Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.' 
 Morreu, antes de fazer a pontuação.




PONTUAÇÃO

   PONTUAÇÃO É A UTILIZAÇÃO DE SINAIS GRÁFICOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA LEITURA. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO SÃO:
·(.) PONTO FINAL: QUE APONTA O FINAL DE UMA FRASE.
·(,) VÍRGULA: INDICA UMA PAUSA NA LEITURA.
·(;) PONTO-E-VÍRGULA: APONTA UMA PAUSA MAIOR QUE UMA VÍRGULA.
·(:) DOIS PONTOS: É USADO PARA INICIAR UMA EXPLICAÇÃO.
·(?) PONTO DE INTERROGAÇÃO: É COLOCADO NO FINAL DA FRASE E INDICA UMA PERGUNTA.
·(!) PONTO DE EXCLAMAÇÃO: MOSTRA ESPANTO, ADMIRAÇÃO, SURPRESA, ETC.
·(  – ) TRAVESSÃO: USAMOS NO INICIO DE DIÁLOGOS OU PARA DESTACAR PARTES DE UMA FRASE.

EXERCÍCIOS

1)    PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:

A)   MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B)   CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C)   QUE DIA É HOJE
D)   OLHA QUE CARRO LINDO
E)   MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F)   QUE FILME MARAVILHOSO
G)   NÃO VOU AO CINEMA
H)   CARLOS VENHA ALMOÇAR

2)    COMPLETE O TEXTO ABAIXO COM A PONTUAÇÃO CORRETA:

MEU AMIGO LANÇA FORA ___ ALEGREMENTE ___ O JORNAL QUE ESTÁ LENDO E DIZ___
___ CHEGA ___ HOUVE UM DESASTRE DE TEM NA FRANÇA ___ UM ACIDENTE DE MINA NA INGLATERRA ___ UM SURTO DE PESTE NA ÍNDIA ___ VOCÊ ACREDITA NISSO QUE OS JORNAIS DIZEM ___ SERÁ O MUNDO ASSIM ___ UMA BOLA CONFUSA ___ ONDE ACONTECEM UNICAMENTE DESASTRES E DESGRAÇAS ___ NÃO ___ OS JORNAIS É QUE FALSIFICAM A IMAGEM DO MUNDO ___
MAIS OPÇÕES:
Piada para pontuar:
A dona de casa falando com o açougueiro:
— Quanto está o quilo da carne de segunda___
— Quatro e oitenta e cinco___
— Credo, que roubo___ O senhor não tem coração___
— Tenho sim, dona___ Tá quatro e cinqüenta___



O amigo da onça
Dois caçadores dividem uma barraca
Um deles pergunta
E se aparecesse uma onça agora
Eu dava um tiro nela
E se você estivesse sem arma
 E sevocê estivesse sem facão
Eu subia numa árvore
E se não tivesse árvore
Eu corria
E
se você estivesse paralisado de medo
Pô, você é meu amigo ou amigo da onça

A FESTA NO CÉU
Havia uma festa no céu         O sapo cururu não foi convidado           Ele falou para o urubu       
      Será que eu não fui convidado porque não sei voar       
      No dia seguinte ele tomou uma decisão e falou
     Já sei           Vou me esconder na viola do urubu
Mas o urubu descobriu o sapo no seu violão

O sapo percebeu a raiva do urubu e berrou
     Não me jogue na lagoa, senão eu morro          Jogue-me nas pedras

O urubu pra contrariar o sapo, jogou-o na lagoa e o sapo ficou bem feliz

Que urubu bobo         O sapo enganou um bobo na casca do ovo



A mãe pergunta ao filho Pra que você quer dinheiro Juquinha responde Pra dar a um velhinho A mãe continua Muito bem E quem é  esse velhinho Juquinha explica É aquele que grita Olha a pipoca quentinha

O Juquinha reclama com a mãe Ô mãe Tem uma mosca dentro da minha sopa O irmãozinho mais novo interrompe Não liga não Mosca não come muito

A mãe fala para o filho Dona Mariquinha veio se queixar que você quebrou a vidraça da casa dela... é verdade Foi um acidente mamãe Mas como aconteceu Eu estava arrumando o estilingue e ele disparou

O guarda chegou para o pescador dizendo que era proibido pescar Mas eu não estou pescando Como não Não está com a vara na mão  Estou E na ponta da vara não tem uma linha Tem e no final da linha não tem um anzol Tem sim E no anzol não tem uma minhoca Tem sim senhor E a minhoca não está dentro da água Está Então O senhor está pescando Não senhor Estou dando banho na minhoca

A vizinha chega na casa de Doca e pergunta Quem quebrou o vidro da minha janela Foi o meu irmão Responde Doca E como ele fez isso Ele se abaixou bem na hora que eu joguei uma pedra nele

O médico pergunta ao louco Diga-me às vezes o senhor ouve uma voz sem saber de quem é e nem de onde vem Sim senhor Justamente o que eu julgava E quando acontece isso Quando atendo o telefone

A professora perguntou à menina Onde está Deus Ela respondeu No banheiro da minha casa porque eu sempre escuto minha mãe dizendo Meu Deus você ainda está no chuveiro

Um sujeito telefonava para o consultório médico  Quero marcar uma consulta para amanhã Sinto muito senhor Só temos vaga para daqui  quinze dias Mas até lá eu posso estar morto Neste caso mande alguém ligar e desmarcar a consulta


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog