12 de fevereiro de 2013

Vamos aprender um pouquinho mais sobre educação e inclusão

Ivaneide B Silva-Pedagoga
É inegável que existem desafios a serem superados na educação da contemporaneidade, principalmente em se tratando a educação inclusiva. Entretanto, nunca antes a escola esteve tão boa como está hoje. Não que seja o ideal em termos de qualidade, mas, no tocante ao acesso existem avanços importantes.


Hoje a educação é voltada a aprendizagem do aluno, ele é o centro, a razão de existência da escola. Leva-se em conta o conhecimento que o educando traz, são estimulados a participarem e interagirem entre si e com o professor que hoje é um mediador deste conhecimento , em que os conteúdos e saberes não estão prontos , mas, são construídos na interação entre os sujeitos envolvidos.

Analisar a escola é também , levar em conta a questão da quantidade que também diz respeito a qualidade. A escola hoje pode ser considerada melhor, pela questão de democratizar o acesso , não sendo mais aquele modelo seletista, e caminhando para acolher mais e mais o indivíduo. Hoje podemos ver diversidades culturais e assim ampliação de temas discutidos em sala de aula,o aluno está cada vez mais sendo inserido no contexto. E este é o papel da escola, “incluir”.

Qualidade no ensino é fazer do aluno cada vez mais humano( se colocar no lugar do outro), a escola abre um leque de possibilidades e é importante que priorize a equidade.

Existem diferenças entre a educação especial e a educação inclusiva, vejamos:

A educação especial, está relacionadas aos recursos e procedimentos , que o professor vai utilizar para dar condições aos alunos com deficiências de aprender , portanto é uma modalidade de educação escolar.

Já a educação inclusiva , é uma política , que visa garantir o acesso , a permanência e a aprendizagem de todos. Através da constituição de uma escola competente e atraente, que atenda as necessidades educacionais especiais ou não, de todos os alunos da escola e por conseqüência minimizar o índice de evasão escolar.

Bom, resolvi falar um pouquinho sobre esta questão, pois sei que muitos pedagogos estarão atuando em salas de aula com crianças especiais, e é claro que é um desafio , pois o professor vai atuar com todos os outros também, devendo incluir em seu planejamento, atividades que abranjam os alunos com necessidades especiais levando em conta sua necessidade. Cabe a ele também , realizar adaptações de pequeno porte, ou seja , aquelas relacionadas à organização do espaço, e dos aspectos físicos da sala de aula, selecionando , adaptando e utilizando diferentes estratégias e instrumentos para favorecer a aprendizagem.

Esta imagem traduz bem o que é este favorecer a aprendizagem e o foco é "igualdade" por meio da "Equidade".

Várias leis e documentos internacionais estabeleceram os Direitos das pessoas com deficiência no nosso país. Confira alguns deles


1988
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
Prevê o pleno desenvolvimento dos cidadãos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; garante o direito à escola para todos; e coloca como princípio para a Educação o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um".
1989
LEI Nº 7.853/89
Define como crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado. A pena para o infrator pode variar de um a quatro anos de prisão, mais multa.
1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)
Garante o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sendo o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito (também aos que não tiveram acesso na idade própria); o respeito dos educadores; e atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular.
1994
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
O texto, que não tem efeito de lei, diz que também devem receber atendimento especializado crianças excluídas da escola por motivos como trabalho infantil e abuso sexual. As que têm deficiências graves devem ser atendidas no mesmo ambiente de ensino que todas as demais.
Declaração de Salamanca Disponível em : < http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_9.pdf > Acesso dia 12 de fevereiro de 2012.

1996
LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LBD)
A redação do parágrafo 2o do artigo 59 provocou confusão, dando a entender que, dependendo da deficiência, a criança só podia ser atendida em escola especial. Na verdade, o texto diz que o atendimento especializado pode ocorrer em classes ou em escolas especiais, quando não for possível oferecê-lo na escola comum.
2000
LEIS Nº10.048 E Nº 10.098
A primeira garante atendimento prioritário de pessoas com deficiência nos locais públicos. A segunda estabelece normas sobre acessibilidade física e define como barreira obstáculos nas vias e no interior dos edifícios, nos meios de transporte e tudo o que dificulte a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios de comunicação, sejam ou não de massa.
2001
DECRETO Nº3.956 (CONVENÇÃO DA GUATEMALA)
Põe fim às interpretações confusas da LDB, deixando clara a impossibilidade de tratamento desigual com base na deficiência. O acesso ao Ensino Fundamental é, portanto, um direito humano e privar pessoas em idade escolar dele, mantendo-as unicamente em escolas ou classes especiais, fere a convenção e a Constituição
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA
Prevê o pleno desenvolvimento dos cidadãos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; garante o direito à escola para todos; e coloca como princípio para a Educação o "acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um".
  PODE AUXILIAR
Literatura, prática e teoria

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/literatura-pratica-teoria-424585.shtml

A aprendizagem de crianças com deficiências múltiplas: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/aprendizagem-criancas-deficiencias-multiplas-563739.shtml

RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS. APOSTILA MEC: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
Vamos entender melhor estas questões sobre a educação inclusiva:







VAMOS TESTAR NOSSOS CONHECIMENTOS:

Inclusão: você está preparado?


Tente responder às questões abaixo e avalie se você é um educador ou uma educadora preparada para a inclusão.

1 - Recusar a matrícula de um aluno por causa de uma deficiência é crime?

2 - Crianças com deficiência física necessitam de cuidados específicos na hora de se movimentar e participar de atividades na escola?

3 - O professor deve propor atividades escolares mais fáceis para crianças com deficiência?

4 - Crianças cegas precisam de profissionais especializados que as ajudem a ir ao banheiro e a se alimentar na hora das refeições?

5 - As crianças surdas são totalmente insensíveis ao som?

6 - Pais de crianças com deficiência podem exigir a matrícula de seus filhos em qualquer escola, pública ou privada?

7 - Quem apresenta comprometimento nos movimentos dos braços e também das pernas tem deficiência múltipla?

8 - Se a criança é cega ou tem baixa visão, é util para ela que a escola tenha placas de sinalização nas portas e corredores?

9 - Estudantes com deficiência podem ajudar colegas sem deficiência nas atividades?

10 - Professores da sala regular devem incentivar estudantes sem deficiência a fazer parte do processo de inclusão de colegas com deficiência?

11 - A criança surda, com atendimento especializado, pode aprende a escrever no mesmo ritmo que as demais?

12 - A criança cega tem condições de reconhecer o rosto dos colegas de classe?

13 - Professores da sala regular podem adaptar materiais para facilitar a participação de estudantes com deficiência?

14 - Os estudantes com deficiência devem opinar sobre as medidas adotadas para apoiá-los na escola regular?

15 - Crianças cegas podem participar das aulas de Educação Física?

16 - Estudantes com deficiência mental conseguem desenvolver as habilidades de ler, escrever e fazer contas e ser independentes?

17 - Mesmo dominando a língua de sinais, a criança surda pode aprender a falar?

18 - Uma escola só pode ser considerada inclusiva quando tem crianças com deficiência?

FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA




Um comentário:

Tania Rodrigues disse...

Parabéns pelo blog, fantástico, sou pedagoga, tenho uma página no face " Diário de uma pedagoga" e compartilhei muita coisa sua lá, você está de parabéns. O que me emociona É A GRANDE CORRENTE QUE ESTOU DESCOBRINDO EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. SOU APOSENTADA POR LAUDO MÉDICO E ESSA FOI A FORMA QUE ENCONTREI PARA CONTINUAR LIDANDO COM O QUE TANTO AMO E AJUDANDO EDUCADORES E PEDAGOGOS DE NOSSO PAÍS. OBRIGADA POR TÃO BELA CONTRIBUIÇÃO. VOU POSTAR SEU BLOG EM MINHA PÁGINA E TE PEÇO PARA POSTAR MINHA PÁGINA NO SEU BLOG, JUNTOS SOMOS MUITOS E SOMOS FORTES. GRANDE ABRAÇO. TANIA RODRIGUES - PEDAGOGA.
MEU FACE PESSOAL É Tania Rodrigues(Uberaba), se quiser me add, sentirei honrada.

Pesquisar este blog