Apresente o poema “A foca “ do Vinícius de Moraes ( está com uma atividade usando calendário que será trabalhada posteriormente, ou troque o texto)e leia
juntamente com os alunos, fazendo com eles um entendimento dialogado.
Vamos levantar agora palavras que iniciem com a letra F peça
ajuda as crianças para montar este banco de palavras na lousa.
Vamos trabalhar a imagem da foca por meio de recorte , montagem da foca . Segue sugestões.
Segue algumas atividades para trabalhar a letra F no início
da palavra e no meio.
Segue agora atividades em que a criança vai completar o texto com as palavras que faltam no poema e as que eles terão de ordenar o texto , recortando e colando na ordem:
PRODUÇÃO TEXTUAL:
Peça para eles localizarem e marcarem algumas palavrinhas no
texto que serão trabalhadas posteriormente em uma reflexão sobre a língua.
FOCA BOLA NARIZ FELIZ BATER PALMINHAS ELA SARDINHA FAZER BRIGA ESPETAR BARRIGA
VAMOS ESCREVER O TEXTO DE MEMÓRIA:
CHEGOU O MOMENTO DE CONHCECERMOS MAIS SOBRE A FOCA...
Em roda de conversa levante os conhecimentos prévios do
aluno acerca da foca( animal marinho-mamífero) anotando nesta tabela:
FOCAS
|
||
O QUE SABEMOS ?
|
O QUE QUEREMOS SABER?
|
O QUE APRENDEMOS
|
Depois de levantar estes conhecimentos e listar na lousa(
eles na tabela), explicar a eles que na sala de vídeo irão assistir um breve
documentário sobre este mamífero e pedir que prestem atenção nas características
que serão apresentadas.
Apresentando o vídeo aos pequenos.
As focas e leões marinhos tem seus corpos
recobertos por pêlos. Apresentam características muito próximas à de mamíferos
terrestres. No vídeos, aprenda a diferença entre focas e leões marinhos e
curiosidades sobre eles.
sugestões de vídeos:
sugestões de vídeos:
Depois de assistirem e voltando para a sala, volte a conversar
com eles sobre o vídeo e levante agora o que eles entenderam , e liste
novamente você na lousa eles na tabela na parte “ o que aprendemos “.
Podemos apresentar agora o texto informativo , conversar sobre as características deste tipo de texto e fazendo também um entendimento dialogado e escrito , sege sugestão de texto:
Entendimento:
1- Marque apenas uma alternativa:
As focas são:
a- ( ) excelentes corredoras
b- ( ) excelentes nadadoras
c- ( ) excelentes cozinheiras
2- O corpo das focas são:
a- ( ) redondo e cinza
b- ( ) colorido e alongado
c- ( ) liso e alongado
3- A camada oleosa que cobre as focas serve para :
a- ( ) sujar as focas
b- ( ) Proteger das baleias
c- ( ) evitar a perda de calor
3- As focas vivem:
a- ( ) sozinhas
b- ( ) com milhares de outras focas
4-Focas se alimentam de :
a- ( ) pessoas
b- ( ) ração
c- ( ) peixes que capturam no mar
5- o texto que lemos serve para :
a- ( ) informar
b- ( ) ensinar uma receita
c- ( ) contar uma história
6- Em quais lugares encontramos este tipo de textos?
_____________________________________________
Este entendimento deve ser socializado , para que o entendimento seja compartilhado.
AGORA QUE JÁ SABEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A FOCA, VAMOS ANOTAR NOVAMENTE NA TABELA...
MATEMÁTICA COM O TEXTO a FOCA.
O PROFESSOR COMO ESCRIBA:
OBS: PODE-SE RETOMAR O TEXTO INICIAL ( CALENDÁRIO E TRABALHAR COM ELES AS MEDIDAS DO TEMPO -CALENDÁRIO)
ESPERO TER AJUDADO!
Um comentário:
Parabéns pelo blog! Encontrei rico material para trabalhar com meus alunos. Obrigada!
Postar um comentário