17 de março de 2013

Sequência didática de matemática-Tratamento da informação

Professora Ivaneide B Silva
Conteúdos: coleta de dados e registro, elaboração e entendimento de tabela, gráfico simples.

Objetivo: Desenvolver, habilidades relacionadas ao Tratamento da Informação, tais como: coletar dados, organizá-los em tabelas simples, fazendo leituras e interpretações das mesmas.

Anos: 2º , 3º ano

Tempo estimado: 1 semana

Desenvolvimento

Primeira etapa

Proponha a seguinte atividade, todos os dias contar e anotar a quantidade de alunos  e registrar  no caderno .Ex:

meninos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
meninas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TOTAL DE ALUNOS PRESENTES: 18

 

QUESTIONE todos os dias:

Tem mais meninos ou mais meninas hoje?

Quantos meninos tem a mais que meninas?

2ª etapa

Na sexta feira, explique aos alunos que eles vão preencher uma tabela , e para isso deverão consultar as informações coletadas durante a semana sobre a quantidade de alunos presentes, e par esta tabela precisamos dar um nome, deixe que eles sugestionem.
DIAS DA SEMANA
ALUNOS PRESENTES
SEGUNDA –FEIRA
 
TERÇA-FEIRA
 
QUARTA FEIRA
 
QUINTA- FEIRA
 
SEXTA -FEIRA
 

 

3ª etapa

Depois de consultarem e anotarem os dados na tabela, explique que agora vão preencher  estes dados no gráfico, pintando a quantidade de espaços referente a quantidade de alunos presentes a cada dia, uma cor para cada dia.
27
 
 
 
 
 
26
 
 
 
 
 
25
 
 
 
 
 
24
 
 
 
 
 
23
 
 
 
 
 
22
 
 
 
 
 
21
 
 
 
 
 
20
 
 
 
 
 
19
 
 
 
 
 
18
 
 
 
 
 
17
 
 
 
 
 
16
 
 
 
 
 
15
 
 
 
 
 
14
 
 
 
 
 
13
 
 
 
 
 
12
 
 
 
 
 
11
 
 
 
 
 
10
 
 
 
 
 
9
 
 
 
 
 
8
 
 
 
 
 
7
 
 
 
 
 
6
 
 
 
 
 
5
 
 
 
 
 
4
 
 
 
 
 
3
 
 
 
 
 
2
 
 
 
 
 
1
 
 
 
 
 
0
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA


4ª etapa

Conversa sobre o gênero Gráfico

Vocês já viram este tipo de gênero textual? Onde?

Quanto ao nosso gráfico, qual foi o dia que vieram mais alunos?

Qual o dia que vieram menos alunos?

Teve algum dia que vieram o mesmo tanto de alunos?

Avaliação

Durante a elaboração da atividade e na roda de conversa , deve –se observar se o aluno conseguiu consultar , anotar e transferir os dados para a tabela e depois para o gráfico e se respondeu os questionamentos. Servirá como base para elaborar novas aulas.

Um comentário:

Felipe Ribeiro disse...

Obrigada, professora, seu blog descoberto muito recentemente tem me ajudado bastante a ampliar e inovar a minha prática! Sucesso sempre!
abraços

Profª Judith

Pesquisar este blog