Que tal planejar atividades com textos de memória?
Comece sempre com questionamentos em roda de conversa , indague se conhecem alguma parlenda( se for o caso ) Se gostam, quais conhecem, quais suas preferidas... Pode- se listar na lousa ou em um papel pardo para fixar na parede.
Em segundo momento, faça uma roda de parlendas, várias, e de preferência as que ditaram para a lista.
Escolhi a
Parlenda ! Macaca Sofia", para trabalhar primeiro. Depois de cantar com eles, escreva no papel pardo e fixe-a na parede. O foco de reflexão da escrita será as palavras macaca e Sofia, portanto , depois de cantarem e lerem , vão localizar as palavras no texto.
Também pode se focar nas palavras que rimam .
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS DICAS!
O trabalho com trava línguas , parlendas e cantigas ,é super interessante para as crianças em
processo de alfabetização, é uma brincadeira em que elas se envolvem muito. Elas vão
cantando,falando, criando novas versões, escrevendo e assim refletindo sobre a escrita e
leitura de forma muito lúdica.
Vai algumas dicas: Comece sempre com questionamentos em roda de conversa , indague se conhecem alguma parlenda( se for o caso ) Se gostam, quais conhecem, quais suas preferidas... Pode- se listar na lousa ou em um papel pardo para fixar na parede.
Em segundo momento, faça uma roda de parlendas, várias, e de preferência as que ditaram para a lista.
Escolhi a
Parlenda ! Macaca Sofia", para trabalhar primeiro. Depois de cantar com eles, escreva no papel pardo e fixe-a na parede. O foco de reflexão da escrita será as palavras macaca e Sofia, portanto , depois de cantarem e lerem , vão localizar as palavras no texto.
Também pode se focar nas palavras que rimam .
É MOMENTO DE CRIAREM UMA NOVA VERSÃO DA PARLENDA ...
SE QUISERMOS AMPLIAR O CONHECIMENTO , PODEMOS TRAZER TAMBÉM UM TEXTO INFORMATIVO , SOBRE O ANIMAL "MACACO" E A PARTIR DA LEITURA ,LOCALIZAREM OS DADOS E PREENCHEREM UMA FICHA TÉCNICA .
AINDA PODEMOS TRAZER VÍDEO , DOCUMENTÁRIO PARA ENRIQUECER A AULA E TORNÁ-LA MAIS INTERESSANTE.
OUTRAS PARLENDAS....
Nenhum comentário:
Postar um comentário