15 de agosto de 2011

Semanário: Como elaborei .

Olá!


Como prometi , vou falar neste post sobre a descoberta da necessidade de registro e documentação da prática.

Antes eu quero deixar aqui explicado que apesar de se ter muitas informações na internet, elas não tem uma sequência, portanto se faz necessário que se saiba o que se esta procurando e além disso saber selecionar informações é muito importante.

Bem, quando assumi as salas, percebi logo de início que havia uma grande necessidade de registro e documentação, no colégio em que eu estava não se adotava esta prática, as coisas eram muito soltas e acreditem as dúvidas são muitas no início.

Fui procurar por ajuda na internet e encontrei muitas professoras procurando por informações de como se elaborar um semanário, eu sabia da existência desta forma de registro, mais como muitas, não sabia nem por onde começar e pior não encontrei nada muito detalhado nas pesquisas online. Tomei uma atitude , comecei a perguntar para amigas que já atuavam e que trabalhavam com semanários, e para ir guardando o que eu ia descobrindo , eu iniciei este blog , elaborei um semanário e postei aqui.

Nestas pesquisas busquei responder as seguintes indagações:O que é um semanário? E como elaborá-lo?

Durante a  pesquisa eu descobri que ,Semanário é um caderno que você vai planejar sua aula. Ele é seu, deve ter a sua cara, você pode enfeitá-lo do jeito que você quizer.
A capa do meu 1º semanário





Neste semanário você coloca tudo o que você acha importante exemplo:

- a lista de nomes dos seus alunos. (nome completo, data nascimento, nome dos pais, escreva se o aluno tem algum problema de saúde, se toma remédio, se é alérgico, etc).

- O calendário escolar.

- O horário da rotina da sua turma.

- Anota todas as reuniões com sua diretora ou coordenadora.

- Cole textos, frases, poesias que você goste.

- O planejamento anual da sua turma. ( conteúdos, objetivos, de cada área: linguagem, movimento, artes, matemática, etc)

- E o mais importante, nele você vai planejar as aulas de todos os dias, geralmente na segunda-feira você já planeja as aulas até sexta-feira.

Você usa o planejamento anual e os horários da rotina e monta as aulas, peça auxilio para sua coordenadora ou diretora pois cada escola trabalha de um modo, mas o semanário que eu faço é assim e depois da minha aula eu faço uma avaliação com as crianças e escrevo tudo o que deu certo e o que deu errado na minha aula do dia, o que eu poderia ter feito que não fiz, o que eu planejei e foi ótimo, isto é muito importante para você avaliar sua prática e avaliar os conteúdos se realmente são os corretos para sua turma, não deixe de registrar pois isso é muito importante.

Registre os avanços da turma, suas dificuldades, suas conquistas, isto é muito bom pois quando chegamos no fim do ano e lemos como foi o começo, quantas superações, os avanços das crianças ficamos tão felizes e isso é nossa maior recompensa.

Sugestões:

* observe e anote a hipótese alfabética de cada um e seus avanços;

* novas idéias a partir de alguma atividade já aplicada;

* o quanto a atividade rendeu,e as reações do grupo frente a elas.

* relate se puder, com o auxílio de fotos, ainda mais quando se trata de atividades lúdicas, para ficar mais detalhado.

Assim:

1. Mensagem de início de aulas;

2. Mensagem para o professor:

3. Mensagem para o aluno;

4. Lista de nome dos alunos;

5. Seus objetivos e metas para o ano.

6.Figuras para deixarem seu Semanário com um visual mais gostoso, a cada mudança de mês cole uma figura

7.Meses personalizados

seguindo estas orientações eu elaborei o meu semanário, e que é a página mais visitada do meu blog .

modelo de semanário que eu elaborei...

segue o link http:
Continuando a conversa :


Depois que elaborei o semanário e aos poucos fui adaptando-me ao uso, naturalmente através das observações fui conhecendo melhor as crianças, e a cada nova informação surge a necessidade de registro, como forma de planejar uma intervenção mais eficaz e direcionada. É claro que de início eu fiquei sem saber o que fazer com as observações e descobertas.

Como estagiária que já estava em sala de aula, as teorias que iam sendo ensinadas nas aulas de Pedagogia e a prática em sala de aula, iam me auxiliando na construção de um fazer pedagógico mais real.

Quero relatar aqui ,que atuar ainda sendo estagiária e estudar tem suas vantagens, uma delas é aprender fazendo, atrelar à teoria a prática fica fácil. Entretanto, exige de nós esforço e responsabilidade , para assumir um papel de pesquisadora, diária. As dúvidas surgem , e são complexas e abundantes, é necessário que se seja reflexiva, observadora, atenta , criativa e acima de tudo realmente queira aprender a ensinar.

Uma dúvida que apareceu , foi quanto ao estágio de escrita da criança, eu ainda não tinha tido nem uma disciplina de metodologia e tudo que eu sabia sobre alfabetização mais recente, era relacionado a forma que meus filhos foram alfabetizados. Portanto , como fui orientada pela coordenadora , eu me apoiava nos livros e manuais de professores, mas, sempre que surgiam dúvidas , consultava a internet, outros livros e as vezes até mandava e-mails para meus professores da faculdade , pedindo orientação.

Eu fui percebendo que algumas crianças aprendiam com muita facilidade e que outras demoravam, mas, elas queriam aprender, como ajudar?

Na faculdade , eu aprendi que é necessário que se respeite o tempo do aluno, mas que a partir do estágio que ele esteja, faz se possível intervenções que o auxiliem a avançar no processo de alfabetização. Nas aulas de psicologia, as teorias de VYGOTSKY, PIAGET, WALLON e outros , foram sendo estudadas e trazendo um embasamento teórico, sobre as fases do desenvolvimento .

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog