11 de dezembro de 2008

Revisão de textos

É fundamental que os alunos compreendam como alguns aspectos gramaticais e ortográficos podem funcionar na organização textual, garantindo clareza e eficiência na comunicação e expressão de suas idéias.

É na revisão de texto que surge a oportunidade privilegiada de ensinar o aluno a utilizar o conhecimento que possui. O professor registra suas observações e assim terá subsídios para questionar o aluno, levando-o a raciocinar sobre o conceito até a formulação da regra gramatical.

A elaboração das regras toma um rumo mais construtivo quando, ao final de um processo, sob orientação de um professor, o aluno analisa e estabelece a regularidade da situação.


A aquisição dos conceitos gramaticais aponta para uma maneira de desenvolver o processo ensino-aprendizagem através da reflexão, investigação, exploração, construção e aplicação destes conceitos nos textos lidos e na comunicação oral.

O trabalho com ortografia busca promover a discussão com os alunos das regularidades ortográficas e a construção de regras.

O próprio escritor (aluno) analisa, avalia e corrige seus “erros” ortográficos. É importante desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever e revisar, buscando aperfeiçoar sua escrita, através das descobertas feitas sobre as convenções ortográficas e gramaticais.

Ao longo das séries, a sistematização das questões gramaticais e ortográficas intensifica-se de forma suficiente para assegurar que o aluno seja capaz de produzir textos gramaticalmente corretos.

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