26 de dezembro de 2011

Coordenador Pedagógico e suas tribuições

                                                          Ivaneide Bezerra da Silva

                                                                             Não é no silêncio que os homens se fazem,
                                                                             mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
                                                                             Paulo Freire
Os cursos de pedagogia, capacita o profissional a além de ensinar na educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental I,a também atuar na EJA Educação para jovens e adultos , tanto quanto coordenar e dirigir uma instituição como gestor.

Vamos conversar hoje sobre as atribuições do coordenador pedagógico, aquele que é sempre procurado nas instituições escolares, mas, que poucos sabem a sua importância .

O trabalho de coordenar é fazer a ponte entre as dimensões políticas, pedagógica e administrativa-financeira da gestão escolar, tornando o diálogo e as ações mais dinâmicas e integradas , sempre objetivando melhorias no processo ensino-aprendizagem estimulando renovações buscando o sucesso de todos os educandos.

O coordenador pedagógico é um profissional generalista da educação, sendo sua ação política , visível na forma de organizar e gestar o trabalho pedagógico, assumindo sempre postura crítica-reflexiva, diante da realidade cotidiana encontrada na escola.

Todos os profissionais da educação e todas as ações escolares devem estar embasadas nas leis vigentes, para tanto é de extrema importância que todos inclusive os coordenadores pedagógicos conheçam a legislação que ampara a área educacional nas três esferas: federal, estadual e municipal.



São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:



• Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa

• Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
• Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
• Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;

• Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
• Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
• Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC),promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
• Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
• Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;

• Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
• Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.
FONTE: “Coordenador pedagógico”-Traçando caminho para sua prática educativa.
Um coordenador pedagógico comprometido conhece sua equipe de trabalho, sabe quem é cooperativo, resistente, curioso,estudioso ou não, ou seja , conhece os pontos marcantes em cada membro do corpo docente, e leva em conta este perfil individual ,estabelecendo metas e objetivos.

È importante a avaliação do conteúdo programático, feito geralmente no final do ano, em conjunto com os professores, avaliando o que deu certo e deve permanecer, o que deve ser mudado, ampliado ou retirado, flexibilizando os conteúdos, levando em conta o rendimento dos educandos e dos docentes, para isso é necessário a escuta atenta dos docentes e a porta do diálogo deve ser uma constante.

Outro ponto de igual importância é a troca entre os docentes, cabe ao coordenador articular momentos de troca, por meio de oficinas.

Questões de formação pedagógica da equipe, da gestão de projetos, avaliação do PPP, questões educativas e de ensino, também precisam estar presentes nas reuniões pedagógicas.

As reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão em grupo,de planejamento e de dinamismo, o coordenador possui um papel muito importante , portanto deve sempre assumir uma atitude positiva .

Alguns instrumentos podem tornar este momento mais leve como por exemplo,uma boa música, uma dinâmica onde haja o toque, o abraço, onde as individualidades sejam afloradas pela coletividade, um bom texto teórico, um espaço aberto para as informalidades, os informes administrativos e depois enfim, o trabalho pedagógico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
o coordenador Pedagógico é um profissional de extrema importância na escola, é ele o responsável pelo trabalho em equipe junto aos professores,com os pais e alunos, comunidade e a escola, responsável também pela formação continuada dos professores e na manutenção da parceria entre pais , professores e alunos. Portanto, o coordenador precisa saber lidar com diversas situações e sabendo lidar com inúmeras pessoas.
O trabalho de coordenação pedagógica deve estar pautado na ética e buscar a construção da gestão democrática.
No próximo post deixarei algumas dicas de dinâmicas para se trabalhar nas reuniões pedagógicas.

Até breve!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/coordenador%20pedagogico%20-%20tra%C3%A7ando%20caminhos%20para%20sua%20pratica.pdf
ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.: ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.

ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.Ocoordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

CLEMENTI,Nilba.A voz dos outros e a nossa voz.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.

REIS,Fátima.Disponível em:www.webartigos.com.Acesso em:20/08/2008

Regimento Escolar, Artigo nº.129/2006-Resolução CEE/TO

SILVA,Moacyr da.O coordenador pedagógico e a questão da participação nos órgãos colegiados.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-papel-e-atribuicoes-do-coordenador-pedagogico-dentro-da-escola-805683.html

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