15 de dezembro de 2011

Tema em discussão- respeito à diferença

Por Ivaneide Bezerra da Silva


Uma das questões que precisam estar sempre em discussão desde a mais tenra idade escolar , é claro que de forma apropriada á idade escolar do educando, é a questão da pluralidade cultural, diversidades de culturas, as diferenças e a relação do sujeito com elas, objetivando sempre a construção de uma sociedade livre, justa e solidária,além de garantir o convívio pacífico entre as diversas culturas, raças , religiões, classes sociais...sem discriminações de nenhuma espécie. Para tanto , é preciso que as relações sejam trabalhadas, o indivíduo seja levado a reflexão sobre as realidades e sobre suas ações, uma forma bastante prazerosa de se trabalhar estas questões é por meio de TCs educacionais, cinema, literatura, música,obras de arte...de maneira interdisciplinar , sem esquecer que os PCNs de temas transversais abordam a questão da transversalidade, ou seja , os temas transversais são temas que transitam entre as disciplinas e portanto não podem ser trabalhados de forma isolada.
Vai ai uma dica de Filme para ser trabalhado no Ensino fundamental I destaquei para falar sobre ele de forma mais detalhada,”Kiriku e a feiticeira”

Título original: (Kirikou et la Sorcière)
Lançamento: 1998 (França)
Direção: Michel Ocelot
Atores: Fezele Mpeka, Theo Sebeko, Antoinette Kellermann, Mabuto "Kid" Sithole.
Duração: 71 min
Gênero: Animação

direção: Michel Ocelot

O filme conta a lenda de um menino, que vai vivenciar diversas situações para livrar a sua sociedade de uma feiticeira. Mesmo com este ideal tão nobre, ele sofre preconceitos e discriminações por parte desta mesma sociedade que ele estava buscando ajudar.A história se passa em Senegal, na África.

Kiriku nasceu prematuramente, muito inteligente, pois falava dentro da barriga de sua mãe. E após nascer, além de já falar, ele andava, era corajoso, ágil, engenhoso e muito inteligente, porém era pequeno em estatura, por ter na verdade acabado de nascer, ele era precoce. Encontrava soluções em coisas simples, e livrará as crianças todas as vezes que a
feiticeira Karabá tentou levá-las.
Kiriku, era um menino diferente, com qualidades especiais e por isso era discriminado pelos outros.

A mãe de Kiriku, é outra questão que serve para reflexão, é uma mulher sofrida que perdeu o marido, seus outros filhos e seus irmãos na guerra de seu povo contra a feiticeira Karabá. Ela representa a realidade de muitas mulheres da atualidade ,é uma mãe que tem que educar seu filho sozinha, e ajudá-lo a entender o mundo e a vida. A mãe de Kiruku, também sofre com a discriminação, é ela segundo as outras mulheres da aldeia que é a culpada pelo filho “esquisito”, ela não cuida direito.
Eu recomendo este filme para o trabalho com adiversidade, as diferenças de gênero, raças, físicas,...



Para o trabalho com EJA, fica a dica:
Vídeos
Visões de liberdade
Cidadania em preto e branco-CEERT
A rota dos Orixás
Kiara-corpo de rainha

Filmes
Adivinhe quem vem pra jantar
Sarafina –o som da liberdade
AMISTAT
A negação do Brasil

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog