28 de dezembro de 2011

Dinâmicas ,por quê?

Dinâmicas, por quê?

Ivaneide Bezerra da Silva


“o que escuto eu esqueço, o que vejo posso lembrar, o que faço não esqueço”.Provérbios chinês


É quase que consensual que em todas as reuniões pedagógicas aconteçam as já tão conhecidas dinâmicas, entretanto, não só, as dinâmicas acontecem também em palestras educacionais, religiosas, empresariais, entre tantos outros eventos que se faz necessário este recurso. A questão é que, nem todos entendem o porquê das dinâmicas, elas acontecem, marcam de certa forma aquele momento específico , sem entretanto se compreender por que o trabalho se desenvolve por meio das dinâmicas, e por muitas vezes se faz o questionamento, Porque simplesmente não se fala? Porque é preciso tudo isso?.
Para a construção deste artigo vou estar acompanhada das escritoras ,Susan Chiode Perpétuo e Ana Maria Gonçalves, autoras do livro “Dinâmicas de Grupos na formação de lideranças” e também da psicanalista Sandra Regina da Luz Inácio, no artigo , “Dinâmicas de grupo - desenvolve comportamento organizacional?”, traçarei alguns comentários acerca do tema em uma breve conclusão.
 O que são dinâmicas?
Busquei uma definição na tão famosa Wikipédia e segundo o que consta Dinâmica de grupo é:

uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais.[1] Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria, tambem aplicado em testes para admissão em empregos.
A dinâmica de grupo forma a base da terapia de grupo, frequentemente com abordagem terapêutica, como na terapia familiar e na terapia expressiva. Políticos e vendedores podem lançar mão do conhecimento de princípios de dinâmica de grupo para seu próprio benefício. É muito utilizada pelos setores de Recursos Humanos na seleção de candidatos a emprego. Além disso, tem despertado interesse crescente por conta da interação social online viabilizada pela internet.
FONTE: WIKIPÉDIA

Segundo as autoras, que também definem as dinâmicas como ferramentas , de grande importância no processo coletivo do ensino-aprendizagem , não devem ser únicas neste processo, e nem tão pouco devem ser excluídas ou subestimadas. Elas devem ser utilizadas com objetivos previamente traçados e especificamente direcionados , obedecendo uma determinada estratégia educativa, buscando estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular.

As autoras ainda afirmam que dinâmicas são meios e não fins, ou seja, ferramentas a serem utilizadas com planejamento.

PERPÉTUO e GONÇALVES ,2000, explica que o trabalho por meio da técnica de dinâmica de grupo poderá facilitar a discussão de temas complexos e polêmicos, além de estimular, que sejam externados conflitos, sejam estes individuais ou de grupos, tudo isso através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, com isso os participantes alcançam uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

A Psicanalista Sandra Regina da Luz Inácio, que também aborda a questão das dinâmicas, coloca o seguinte:

A dinâmica de grupo é fundamental para o desenvolvimento e mudança de comportamento. Sendo assim, todos esses aprendizados somente serão efetivamente transformados em comportamento quando vivenciado.[...]Sendo assim, não podemos também utilizar a técnica pela técnica e sim ela aplicada a uma análise acompanhada de uma compreensão dos processos e fenômenos grupais. Portanto, a formação do profissional na área de humanas em condução de grupos é fundamental. (INÀCIO, )

 
PERPÉTUO e GONÇALVES ,2000, ainda abordam as questões relacionadas ao profissional, afirmando que para que o profissional consiga trabalhar de forma a considerar esta participação de todos , ele precisa optar por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos históricos e participativos, pois o trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.
PERPÉTUO e GONÇALVES ,2000, levanta a questão dos saberes fragmentados e individuais, quando afirma que no trabalho com dinâmicas os conhecimento deixam de ser somente do indivíduo e passam a serem do grupo , porque são compartilhados e ainda tem a questão da construção desses saberes que é feita de forma integral, com o envolvimento total do sujeito, afetivamente e intelectualmente. Os sujeitos ainda são desafiados a análise individual e em grupo do desempenho e a comprovarem os resultados do aprendizado. Isso acontece somente se garantido a participação efetiva e constante de todos os participantes.
BREVES CONSIDERAÇÕES
Diante das colocações das autoras, é possível perceber que dinâmicas são ferramentas preciosas para se abordar temas complexos e até mesmo causadores de polêmicas , pois facilitam a exposição de opiniões e sentimentos, tanto quanto o processo de aprendizagem,não podendo, no entanto, serem absolutas no processo ensino-aprendizagem.

Por meio de técnicas de dinâmicas, associadas as teorias e planejadas para que se alcancem os objetivos propostos, são meios e não fins, portanto , precisam que todos os envolvidos estejam verdadeiramente participando , pois a construção dos saberes são feitos de forma integral, ou seja , do indivíduo com ele mesmo, com o objeto e com o grupo. Sendo de extrema necessidade que estes saberes sejam compartilhados.

Outra conclusão que se chega , é que por meio das dinâmicas é possível se modificar comportamentos, principalmente no que tange ao trabalho em grupo, habilidade esta que é importante no trabalho educacional.

BIBLIOGRAFIA
_________________PERPÉTUO, Susan Chiode e GONÇALVES, Ana Maria ,2000

.“Dinâmicas de Grupos na formação de lideranças”.
_________________INÁCIO,Sandra Regina da Luz. “Dinâmicas de grupo - desenvolve comportamento organizacional?” Disponível em: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/dinamicas-de-grupo-desenvolve-o-comportamento-organizacional-644665.html. Acessado em 28 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog